Mármore e granito: qual a diferença?

Mármore e granito: qual a diferença?

As duas pedras são muito utilizadas em residências e escritórios comerciais; para saber qual é o tipo ideal para você, entenda melhor suas diferenças

Quando falamos em mármore ou granito, logo nos vêm à cabeça ambientes bonitos, elegantes e com um toque de sofisticação. Pois são exatamente esses pontos que as duas pedras têm em comum.

Agora quando pensamos em suas diferenças, há muito mais em jogo do que apenas estética e valores.

O mármore

Banheiro revestido em mármore
Foto: Pinterest

O mármore, por definição, é uma rocha metamórfica: que tem origem vinda de outros tipos de rocha, através da temperatura e pressão que é exposta. As rochas têm sua formação em camadas terrestres profundas, onde as condições para sua constituição são extremas.

É por esse motivo que as maiores jazidas minerais de mármore se encontram em regiões com atividade vulcânica em que a rocha matriz é o calcário, como na Itália.

Em sua estética, o mármore possui cores mais uniformes e veios mais definidos quando comparado ao granito. Ele também é mais poroso, por isso, absorve mais água e gordura, que podem manchar sua superfície.

Devido a sua maior fragilidade, é recomendado que seja utilizado em ambientes internos, onde não há grande fluxo de pessoas e exposição a climas e situações adversas (chuva, sol, poluição). Também é menos resistente a produtos de limpeza, então ácidos muito fortes podem manchá-lo.

O mármore tem média de preço um pouco mais alta que o granito, pois a produção nacional da pedra é muito pequena.

O granito

Balcões de cozinha em granito
Foto: Pinterest

Diferentemente do mármore, o granito é uma rocha ígnea, que é resultado da solidificação causada pelo resfriamento do magma derretido.

A rocha também é mais resistente a riscos e manchas, porque possui alta dureza Mohs e baixa porosidade, o que torna a absorção de água e gorduras mais difícil. Em sua aparência, o granito possui cores mescladas e veios menos aparentes.

Com exceção de cozinhas onde a absorção de gordura é maior, o granito é ideal para ambientes externos, onde haverá exposição a diferentes materiais e um fluxo de pessoas maior.

Devido a sua alta exportação, o granito é uma pedra mais barata quando comparada ao mármore.

Ainda tem dúvida?

Como você pôde ver, a diferença entre as duas pedras não fica apenas na aparência. Mas se você ainda tem dúvidas sobre qual rocha deve escolher, entre em contato conosco. Podemos indicar o material adequado para o seu projeto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *