3 cuidados para preservar mármores e granitos

3 cuidados para preservar mármores e granitos

As duas pedras possuem características especiais que devem ser levadas em consideração na hora de realizar sua limpeza

Como abordamos aqui, o mármore e o granito possuem particularidades em suas composições que afetam suas aparências e durabilidades. Por isso, suas instalações devem ser estratégicas e planejadas, para que não ocorram problemas futuros como desgastes ou manchas. Afinal de contas, o investimento em pedras desse tipo é alto.

Alto, mas também muito satisfatório, já que mármores e granitos são atemporais, independente do tipo de utilização. Além de terem uma qualidade indiscutível.

E já que você – provavelmente – irá contar com essas belas pedras por muito tempo, é importante que conheça algumas técnicas de conservação que separamos aqui. Confira:

Impermeabilidade e cuidados com líquidos 

Como já dissemos anteriormente, tanto o granito quanto o mármore possuem diferentes porosidades, o que faz com que absorvam água, gordura e outras substâncias, em maior ou menor escala. Isso pode fazer com que a sua pedra desenvolva manchas, além de alterar sua coloração.

Uma boa maneira de amenizar isso é aplicando uma camada de impermeabilizante a cada seis meses em suas pedras. Algumas empresas realizam essa aplicação antes mesmo da instalação do material. Mas não se esqueça de se informar a respeito!

Evite produtos químicos

Ainda levando em consideração a porosidade das pedras, é importante evitar a utilização de materiais químicos, principalmente aqueles com alta acidez, como querosene, por exemplo.

Um pano úmido e, caso seja preciso, um pouco de sabão neutro, já são suficientes para fazer a limpeza das rochas.

Cuidado com o desgaste

O mármore é menos resistente e mais poroso que o granito, mas é preciso se atentar ao desgaste de ambas as pedras. Se as suas rochas estão em locais com grande tráfego de pessoas, talvez seja interessante utilizar tapetes que evitem o contato direto dos pés com o piso. Objetos e móveis pontiagudos também devem ser evitados, até mesmo no granito!

Aplicando as dicas acima aos cuidados diários com as suas pedras, você com certeza fará com que elas se mantenham bonitas por muito mais tempo! E se você quiser saber mais sobre mármores e granitos, clique aqui para visitar o nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *